PERSPECTIVA GERAL
Com o objetivo de fornecer o conhecimento e as habilidades necessárias para a liberdade intelectual, o currículo do curso de Física de Materiais da UPE destina-se a permitir que os alunos pensem, falem e escrevam de forma eficaz; torná-los sensíveis às questões éticas; fornecer-lhes uma compreensão histórica e contemporânea de importantes problemas humanos; familiarizá-los com o desenvolvimento histórico da ciência e da Física mundo ocidental; apresentá-los aos conceitos e métodos das ciências naturais; capacitá-los para manipular símbolos e compreender conceitos matemáticos; expô-los aos benefícios culturais e intelectuais decorrentes do contato com uma segunda língua (inglês); orientá-los na compreensão e atendimento de suas próprias necessidades intelectuais; introduzi-los no estudo da filosofia científica e incentivá-los a usar esse conhecimento para construir uma filosofia pessoal que dará propósito e direção às suas vidas na construção de um bem-estar social, econômico, tecnológico e científico.
A PROFISSÃO DE FÍSICO
A profissão de Físico é amplamente reconhecida como uma das carreiras mais robustas e à prova de futuro disponíveis hoje. Isso se deve a vários fatores que tornam o papel do Físico essencial para o desenvolvimento contínuo da sociedade e do mundo em que vivemos.
(1) Primeiramente, a pesquisa em Física é uma atividade inerentemente voltada para o futuro. Os cientistas estão constantemente buscando expandir as fronteiras do conhecimento e da compreensão, ampliando os limites do que é conhecido atualmente e buscando novas descobertas e tecnologias. Como tal, o campo da pesquisa científica é inerentemente orientado para o futuro, com pesquisadores constantemente se esforçando para ficar à frente e antecipar desafios e oportunidades futuras.
(2) Em segundo lugar, as habilidades e conhecimentos exigidos de um Físico são altamente transferíveis e adaptáveis. As habilidades de pensamento analítico e crítico desenvolvidas ao longo de uma carreira científica são valiosas em uma ampla gama de contextos, desde a indústria e finanças, até o governo e a formulação de políticas públicas. Além disso, o perfil técnico, a experiência e o conhecimento especializado adquiridos por meio da pesquisa científica podem ser aplicados a uma ampla gama de campos, garantindo que os Físicos permaneçam em demanda, independentemente das mudanças nas tendências da indústria ou nas condições econômicas.
(3) Finalmente, a importância social da pesquisa científica significa que sempre há necessidade de Físicos qualificados e dedicados.
Seja trabalhando para desenvolver novos tratamentos médicos, avançar nossa compreensão do mundo natural ou desenvolver novas tecnologias para enfrentar desafios globais urgentes, o trabalho dos Físicos é vital para o progresso contínuo da sociedade humana. Com sua visão de futuro, habilidades transferíveis e importância social, a Física oferece uma riqueza de oportunidades para aqueles que procuram fazer a diferença e contribuir para o avanço do conhecimento e da compreensão humana.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O estado de Pernambuco tem, nos últimos anos, se consolidado como um dos mais importantes polos industriais, tecnológicos e de serviços – sobretudo na área de tecnologia da informação – do País atraindo investimentos de porte nos mais diversos setores. Essa consolidação se deve, em grande parte, a um investimento massivo na capacitação do material humano. Núcleos de excelência nacionais e internacionais atualmente consolidados nas áreas de Física, Tecnologia da Informação e Medicina são exemplos desse investimento.
Os ciclos de desenvolvimento das últimas décadas foram planejados para suprir as demandas da região em capacitação acadêmica e em pesquisa básica, resultando em uma fraca transferência de conhecimento para o setor produtivo. Esse resultado é ilustrado no baixo número de patentes da região em comparação com sua relevante produção científica mundial. Esgotado este ciclo e entendendo o momento atual de desenvolvimento do Estado, a Universidade de Pernambuco – cumprindo com seu papel principal descrito em sua missão de "contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária" e alinhada com sua visão de "ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita" vem iniciar um novo ciclo de formação acadêmica de alto nível atrelada a atuação nos diversos setores produtivos regionais e nacionais o curso de Bacharelado em Física de Materiais.
A Física é o conhecimento da natureza. Envolve o estudo da matéria, suas interações e dinâmica no espaço-tempo. Por sedimentar-se no estudo dos constituintes mais fundamentais do universo, é o motor do desenvolvimento científico e tecnológico, acompanhando e participando das transformações ocorridas nos processos de geração e utilização do conhecimento científico.
Dentro desse contexto, o profissional de Física possui uma atuação multidisciplinar, destacando-se em desenvolver e propor processos de medição aliado ao tratamento e análise de dados. Sua pesquisa estende-se pelos mais variados fenômenos das áreas de óptica, física da matéria condensada, física da matéria viva, física nuclear, fluidos, polímeros, partículas e campos, física atômica, física molecular, plasma e biofísica, além de atuar em áreas que possuem interfaces com a informática, biologia, química, matemática, engenharias, entre outras. Essa atuação tão diversificada proporcionou espaços de destaque dentro da história mundial e entre os diversos exemplos, destacamos a contribuição dos físicos na engenharia genética com a descoberta da estrutura do DNA; na informática, ao elaborar e desenvolver a linguagem de internet WWW, padrão de comunicação para a rede mundial de computadores; na engenharia microeletrônica, ao conceber o transistor, que revolucionou os meios de comunicação e computação. Essas, chamadas, “ondas de inovação” do último século foram baseadas em “ondas” de séculos anteriores, também lideradas por físicos e pesquisas em física básica, como a revolução das máquinas térmicas e a geração e distribuição da energia elétrica.
O bacharel em Física de Materiais é o profissional responsável pela pesquisa básica aplicada em novos materiais. Trabalha essencialmente em institutos de pesquisa, empresas ou universidades, onde sua atuação pode ocorrer em áreas industriais com foco em optoeletrônica, eletrônica, robótica, biologia, química, fármacos, mecânica, energia, medicina e computação, por exemplo, onde pode atuar no desenvolvimento de programação computacional na área científica. Destaca-se ainda a atuação do profissional em Física em campos interdisciplinares como sistemas complexos, controle e evolução de ecossistemas, meteorologia e climatologia, produção e preservação de alimentos, física médica, sistemas econômicos e mercados financeiros, controle epidêmico, fluxo de tráfego, segurança, agências e sistemas de defesa e militares, decisão distribuída e computação quântica.
OBJETIVO GERAL
O Curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco objetiva promover a formação de profissionais em Bacharelado em Física de Materiais, em nível de graduação, com forte perfil de aplicação tecnológica para a população de Pernambuco. Seu principal propósito é o de melhorar o desenvolvimento e a independência tecnológica, metrológica e industrial do Estado.
PERFIL DO EGRESSO
O bacharel em Física de Materiais deve ser um profissional capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, mantendo-se atento e motivado a investigar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico, associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
A formação do Físico de Materiais deve levar em conta as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão no Brasil e no mundo, mas sobretudo as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em uma sociedade em rápida transformação, como a atual, surgem continuamente novas funções sociais e econômicas, além de novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis bem estabelecidos. Dessa maneira, o objetivo é propor uma formação, ao mesmo tempo moderna quanto ampla e flexível, que desenvolva habilidades e competências necessárias às expectativas atuais de desenvolvimento regional, nacional e mundial, com plena capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Espera-se que o egresso do Bacharelado em Física de Materiais seja um:
a) profissional capaz de atuar tanto na transferência de conhecimentos acadêmicos ao setor produtivo, quanto no desenvolvimento científico e tecnológico da região e do país;
b) profissional com capacidade de produzir e conduzir o processo de inovação e empreendedorismo associado ao uso de novas tecnologias e materiais;
c) profissional que mantenha-se motivado por meio do contato permanente com a realidade da sociedade e com as inovações tecnológicas;
d) profissional que respeite a pluralidade de ideias, atuando de maneira competente e com senso ético da sua responsabilidade social e profissional.
Assim, o perfil desejado do bacharel em Física de Materiais será o de um profissional conhecedor do método científico, com sólida formação em Física, com autonomia e atitude científica como hábito para a busca de soluções para problemas do seu contexto atual, desenvolvendo aplicações com embasamento em verdades científicas, trabalhando de maneira ética e perseverante, preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções de problemas de forma criativa e inovadora.
ESTRUTURA DE HABILIDADES PROFISSIONAIS
A Estrutura de Habilidades Profissionais do curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco (EHP Fismat) foi desenvolvida para descrever os conhecimentos, comportamentos e atributos de profissionais bem-sucedidos e de sólida formação universitária do curso. Saiba mais sobre o perfil de nossos estudantes e profissionais visitando nossa página do EHP Física de Materiais.
Com o objetivo de fornecer o conhecimento e as habilidades necessárias para a liberdade intelectual, o currículo do curso de Física de Materiais da UPE destina-se a permitir que os alunos pensem, falem e escrevam de forma eficaz; torná-los sensíveis às questões éticas; fornecer-lhes uma compreensão histórica e contemporânea de importantes problemas humanos; familiarizá-los com o desenvolvimento histórico da ciência e da Física mundo ocidental; apresentá-los aos conceitos e métodos das ciências naturais; capacitá-los para manipular símbolos e compreender conceitos matemáticos; expô-los aos benefícios culturais e intelectuais decorrentes do contato com uma segunda língua (inglês); orientá-los na compreensão e atendimento de suas próprias necessidades intelectuais; introduzi-los no estudo da filosofia científica e incentivá-los a usar esse conhecimento para construir uma filosofia pessoal que dará propósito e direção às suas vidas na construção de um bem-estar social, econômico, tecnológico e científico.
A PROFISSÃO DE FÍSICO
A profissão de Físico é amplamente reconhecida como uma das carreiras mais robustas e à prova de futuro disponíveis hoje. Isso se deve a vários fatores que tornam o papel do Físico essencial para o desenvolvimento contínuo da sociedade e do mundo em que vivemos.
(1) Primeiramente, a pesquisa em Física é uma atividade inerentemente voltada para o futuro. Os cientistas estão constantemente buscando expandir as fronteiras do conhecimento e da compreensão, ampliando os limites do que é conhecido atualmente e buscando novas descobertas e tecnologias. Como tal, o campo da pesquisa científica é inerentemente orientado para o futuro, com pesquisadores constantemente se esforçando para ficar à frente e antecipar desafios e oportunidades futuras.
(2) Em segundo lugar, as habilidades e conhecimentos exigidos de um Físico são altamente transferíveis e adaptáveis. As habilidades de pensamento analítico e crítico desenvolvidas ao longo de uma carreira científica são valiosas em uma ampla gama de contextos, desde a indústria e finanças, até o governo e a formulação de políticas públicas. Além disso, o perfil técnico, a experiência e o conhecimento especializado adquiridos por meio da pesquisa científica podem ser aplicados a uma ampla gama de campos, garantindo que os Físicos permaneçam em demanda, independentemente das mudanças nas tendências da indústria ou nas condições econômicas.
(3) Finalmente, a importância social da pesquisa científica significa que sempre há necessidade de Físicos qualificados e dedicados.
Seja trabalhando para desenvolver novos tratamentos médicos, avançar nossa compreensão do mundo natural ou desenvolver novas tecnologias para enfrentar desafios globais urgentes, o trabalho dos Físicos é vital para o progresso contínuo da sociedade humana. Com sua visão de futuro, habilidades transferíveis e importância social, a Física oferece uma riqueza de oportunidades para aqueles que procuram fazer a diferença e contribuir para o avanço do conhecimento e da compreensão humana.
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O estado de Pernambuco tem, nos últimos anos, se consolidado como um dos mais importantes polos industriais, tecnológicos e de serviços – sobretudo na área de tecnologia da informação – do País atraindo investimentos de porte nos mais diversos setores. Essa consolidação se deve, em grande parte, a um investimento massivo na capacitação do material humano. Núcleos de excelência nacionais e internacionais atualmente consolidados nas áreas de Física, Tecnologia da Informação e Medicina são exemplos desse investimento.
Os ciclos de desenvolvimento das últimas décadas foram planejados para suprir as demandas da região em capacitação acadêmica e em pesquisa básica, resultando em uma fraca transferência de conhecimento para o setor produtivo. Esse resultado é ilustrado no baixo número de patentes da região em comparação com sua relevante produção científica mundial. Esgotado este ciclo e entendendo o momento atual de desenvolvimento do Estado, a Universidade de Pernambuco – cumprindo com seu papel principal descrito em sua missão de "contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária" e alinhada com sua visão de "ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita" vem iniciar um novo ciclo de formação acadêmica de alto nível atrelada a atuação nos diversos setores produtivos regionais e nacionais o curso de Bacharelado em Física de Materiais.
A Física é o conhecimento da natureza. Envolve o estudo da matéria, suas interações e dinâmica no espaço-tempo. Por sedimentar-se no estudo dos constituintes mais fundamentais do universo, é o motor do desenvolvimento científico e tecnológico, acompanhando e participando das transformações ocorridas nos processos de geração e utilização do conhecimento científico.
Dentro desse contexto, o profissional de Física possui uma atuação multidisciplinar, destacando-se em desenvolver e propor processos de medição aliado ao tratamento e análise de dados. Sua pesquisa estende-se pelos mais variados fenômenos das áreas de óptica, física da matéria condensada, física da matéria viva, física nuclear, fluidos, polímeros, partículas e campos, física atômica, física molecular, plasma e biofísica, além de atuar em áreas que possuem interfaces com a informática, biologia, química, matemática, engenharias, entre outras. Essa atuação tão diversificada proporcionou espaços de destaque dentro da história mundial e entre os diversos exemplos, destacamos a contribuição dos físicos na engenharia genética com a descoberta da estrutura do DNA; na informática, ao elaborar e desenvolver a linguagem de internet WWW, padrão de comunicação para a rede mundial de computadores; na engenharia microeletrônica, ao conceber o transistor, que revolucionou os meios de comunicação e computação. Essas, chamadas, “ondas de inovação” do último século foram baseadas em “ondas” de séculos anteriores, também lideradas por físicos e pesquisas em física básica, como a revolução das máquinas térmicas e a geração e distribuição da energia elétrica.
O bacharel em Física de Materiais é o profissional responsável pela pesquisa básica aplicada em novos materiais. Trabalha essencialmente em institutos de pesquisa, empresas ou universidades, onde sua atuação pode ocorrer em áreas industriais com foco em optoeletrônica, eletrônica, robótica, biologia, química, fármacos, mecânica, energia, medicina e computação, por exemplo, onde pode atuar no desenvolvimento de programação computacional na área científica. Destaca-se ainda a atuação do profissional em Física em campos interdisciplinares como sistemas complexos, controle e evolução de ecossistemas, meteorologia e climatologia, produção e preservação de alimentos, física médica, sistemas econômicos e mercados financeiros, controle epidêmico, fluxo de tráfego, segurança, agências e sistemas de defesa e militares, decisão distribuída e computação quântica.
OBJETIVO GERAL
O Curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco objetiva promover a formação de profissionais em Bacharelado em Física de Materiais, em nível de graduação, com forte perfil de aplicação tecnológica para a população de Pernambuco. Seu principal propósito é o de melhorar o desenvolvimento e a independência tecnológica, metrológica e industrial do Estado.
PERFIL DO EGRESSO
O bacharel em Física de Materiais deve ser um profissional capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, mantendo-se atento e motivado a investigar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico, associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
A formação do Físico de Materiais deve levar em conta as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão no Brasil e no mundo, mas sobretudo as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em uma sociedade em rápida transformação, como a atual, surgem continuamente novas funções sociais e econômicas, além de novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis bem estabelecidos. Dessa maneira, o objetivo é propor uma formação, ao mesmo tempo moderna quanto ampla e flexível, que desenvolva habilidades e competências necessárias às expectativas atuais de desenvolvimento regional, nacional e mundial, com plena capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Espera-se que o egresso do Bacharelado em Física de Materiais seja um:
a) profissional capaz de atuar tanto na transferência de conhecimentos acadêmicos ao setor produtivo, quanto no desenvolvimento científico e tecnológico da região e do país;
b) profissional com capacidade de produzir e conduzir o processo de inovação e empreendedorismo associado ao uso de novas tecnologias e materiais;
c) profissional que mantenha-se motivado por meio do contato permanente com a realidade da sociedade e com as inovações tecnológicas;
d) profissional que respeite a pluralidade de ideias, atuando de maneira competente e com senso ético da sua responsabilidade social e profissional.
Assim, o perfil desejado do bacharel em Física de Materiais será o de um profissional conhecedor do método científico, com sólida formação em Física, com autonomia e atitude científica como hábito para a busca de soluções para problemas do seu contexto atual, desenvolvendo aplicações com embasamento em verdades científicas, trabalhando de maneira ética e perseverante, preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções de problemas de forma criativa e inovadora.
ESTRUTURA DE HABILIDADES PROFISSIONAIS
A Estrutura de Habilidades Profissionais do curso de Física de Materiais da Universidade de Pernambuco (EHP Fismat) foi desenvolvida para descrever os conhecimentos, comportamentos e atributos de profissionais bem-sucedidos e de sólida formação universitária do curso. Saiba mais sobre o perfil de nossos estudantes e profissionais visitando nossa página do EHP Física de Materiais.
Universidade de Pernambuco
Escola Politécnica de Pernambuco
Rua Benfica, 455
Recife, PE, 50720-001
F +55 81 31847500