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Física de Materiais - UPE

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Professor do Curso de Física de Materiais da UPE tem artigo de pesquisa sobre Consumo de água em escolas públicas compartilhado no UNICEF

O prof. Dr. Willames Soares publicou um trabalho de pesquisa sobre uma avaliação quantitativa do consumo de água potável nos diferentes tipos de escolas públicas estaduais do Recife. Intitulado: "Water consumption in public schools: A case study", o artigo foi publicado no Journal of Water, Sanitation and Hygiene for Development e foi feito em parceria com os pesquisadores Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes, Anna Elis Paz Soares e Simone Rosa da Silva.

O objetivo do trabalho consistiu em definir um indicador de consumo para água (IC) que possa ser utilizado como referência para o desenvolvimento de planos de conservação de água em escolas públicas. A metodologia seguida consiste em um levantamento histórico dos dados de consumo de água de todas as escolas de Recife, uma pesquisa de cadastramento de edifícios escolares, o cálculo de indicadores de consumo para o período 2012-2015 e, finalmente, o cálculo de indicadores de referência. Os resultados obtidos indicaram um intervalo de referência para o IC de 13,0 ± 2,0 L por estudante por dia para água considerando o conjunto de todas as tipologias escolares, com nível de confiança de 95%.

A análise das escolas em grupos, classificadas em quatro tipologias, levou às seguintes faixas de referência: 11,5 ± 2,0 L / estudante / dia para as escolas regulares, 13,5 ± 3,5 L / estudante / dia para as escolas de período prolongado, 22,0 ± 6,0 L / estudante / dia para escolas de período integral e 18,5 ± 6,5 L / estudante / dia para escolas técnicas. Através do uso de um indicador de consumo, as escolas com um fornecimento limitado de água potável (ou acima da média) pode ser identificado e ações específicas podem ser desenvolvidas para alcançar um uso sustentável da água no ambiente escolar.

O trabalho foi também citado por Emily Rand em sua conta do Twitter. Engenheira civil, tornou-se consultora global de saúde ambiental e participa da UNICEF em Vanuatu e trabalhou no World Bank Group em ações relacionadas ao uso da água, sanitarismo e higiene (water, sanitation and hygiene WASH).


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O UNICEF em seus padrões de água, saneamento e higiene (WASH) nas escolas, considera que deve haver água suficiente em todos os momentos para beber e higiene pessoal e, quando aplicável, para preparação de alimentos, limpeza e lavanderia, considerando um indicador de 5 L / pessoa / dia para todas as crianças da escola e funcionários em escolas diurnas, e 15-20 L / pessoa / dia para internatos. Além disso, a água para banheiros com descarga deve ser considerada da seguinte forma: vasos sanitários com descarga de 10 a 20 L / pessoa / dia para vasos sanitários com descarga convencional; 1,5-3 L / pessoa / dia para banheiros com descarga; e 1 a 2 L / pessoa / dia para bidês. Essas quantidades são para escolas diurnas e devem ser duplicadas para internatos. Os indicadores da UNICEF não consideram o uso de equipamentos ou tecnologias de conservação de água; portanto, eles não são uma referência para o uso racional da água nas escolas. Eles são um indicador de consumo para projetos de construção de escolas em países em desenvolvimento.

O artigo pode ser acessado através do link:

Water consumption in public schools: A case study, Journal of Water, Sanitation and Hygiene for Development, 2019.


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